Durante a pandemia, as prioridades na hora de procurar um imóvel mudaram. Apartamentos espaçosos, varandas e áreas de lazer têm se tornado cada vez mais importantes, assim como um espaço tranquilo para o home office, ou a proximidade de parques e áreas verdes. O novo normal tem motivado muitas pessoas a buscarem uma casa nova. Outros motivos podem estar por trás dessa procura – a família cresceu? Mudou de emprego? Saiba como vender o seu imóvel para garantir a mudança para um novo espaço, que garanta maior conforto e qualidade de vida.
Para economizar, é possível fazer a venda por conta própria, sem a ajuda de profissionais especializados. Mas para isso, é preciso ter organização, e tomar alguns cuidados para evitar imprevistos.
O primeiro passo é fazer um bom anúncio. Atualmente a busca por um imóvel é, majoritariamente, digital. Diversos sites oferecem anúncios gratuitos, e os meios para te conectar diretamente com os potenciais compradores. E para que as pessoas se interessem pelo seu produto, você vai precisar de um bom anúncio: preço, informações completas e corretas, descrição precisa do imóvel e lista de vantagens são essenciais.
Reúna informações e defina o preço
Antes de tudo, prepare informações com o maior grau de precisão possível: qual o tamanho do apartamento, em qual horário o local recebe a luz do sol, quais são os espaços disponíveis, qual o preço do condomínio (se houver?) E qual será o preço de venda para o anúncio?
Cuidado para não estipular um preço muito acima do valor real de mercado. O ideal é pesquisar outros imóveis à venda no mesmo bairro, com o mesmo número de quartos, e se basear nesses valores.
Na internet também há uma série de calculadoras on-line. Você responde a algumas perguntas sobre o imóvel, e logo em seguida essas plataformas oferecem uma estimativa confiável. Nesse link, você encontra a calculadora do Quinto Andar serviços imobiliários: https://mkt.quintoandar.com.br/calculadora-de-venda
Lembre-se que reformas recentes, como pintura, acabamentos e renovação da rede elétrica valorizam o local.
Prepare os ambientes e pense nas fotos
Os elementos que mais chamam atenção no anúncio são as imagens. Priorize fotos com o celular na horizontal, com enquadramento reto, e escolha um horário com boa iluminação natural. Uma boa dica é buscar reproduzir a experiência de alguém que esteja entrando no apartamento: comece a fotografar pelo primeiro ambiente, vá para o segundo e assim por diante, sempre respeitando a configuração da residência (sala, cozinha, corredor, quartos, área de serviço e área externa). Assim, os interessados terão uma ideia melhor de como funciona o ambiente.
Antes de fazer as fotos, é preciso dedicar tempo à limpeza e organização do imóvel. Procure retirar objetos muito pessoais dos cômodos, como fotos, itens que façam referência a religião, política ou times de futebol. Dessa forma, será mais fácil para as pessoas “se visualizarem” morando ali.
Não demore a responder os interessados. Mesmo se já tiver uma “fila” de pessoas que desejam comprar o apartamento, responda às mensagens, deixando claro que há outros interessados, mas que é possível agendar uma visita.
Visitas de potenciais compradores
Nesse momento, também é necessário preparar o local para receber as visitas de compradores interessados. Faça uma manutenção preventiva em torneiras, lâmpadas e esquadrias para que tudo esteja em bom funcionamento e não passe a impressão de que a residência precise de grandes reparos. Se houver algum revestimento quebrado ou pintura descascada, conserte.
Se for possível, reduza também a quantidade de móveis para facilitar a visualização dos espaços e gerar a sensação de amplitude. Caso a mudança já esteja em andamento, deixe-os na casa nova, ou considere deixá-los temporariamente em um depósito.
Esteja preparado para negociar o preço com os interessados, especialmente se houver necessidade de vender rápido.
Organize os documentos
Verifique se seu imóvel tem pendências financeiras ou judiciais, e se tiver, deixe tudo em dia. Veja se o seu IPTU está pago. Verifique se não há problemas com inventário. Caso o imóvel esteja em um condomínio, solicite uma declaração de quitação condominial junto ao síndico ou à administradora.
Prepare ainda cópias dos seus documentos pessoais, como identidade, CPF, CNPJ e comprovante de residência recente.
Imobiliária
Se preferir gastar dinheiro e evitar preocupações com o processo de venda, você precisa escolher uma imobiliária de qualidade. Priorize empresas que atuem no bairro onde o imóvel está localizado, e que invistam bem na divulgação.
Outra dica é pedir recomendações, e jogar o nome da imobiliária em sites como o “Reclame aqui”, para checar se são confiáveis, e se há clientes insatisfeitos com o serviço.
Escolha seu novo imóvel
A MWN Construtora e Incorporadora oferece opções de apartamentos em bairros como São Mateus, Centro e Granbery. Há residenciais prontos para morar, como o Green Tower Rio Branco, que ainda tem algumas unidades disponíveis, com dois quartos e salão de festas para os moradores, no coração de Juiz de For a.
Para quem planeja a troca de imóvel com antecedência, a MWN tem opções de imóveis na planta, com área de lazer completa. É o caso do Gran Palazzo Milano, no Granbery, que contará com diversas opções para que a família possa se divertir sem sair de casa: o empreendimento terá piscinas, sauna, quadra, bicicletário, salão de jogos, brinquedoteca e churrasqueira, com unidades de dois quartos.
E para as famílias que desejam um espaço maior, o Granbery Park Club, no bairro de mesmo nome, tem apartamentos de dois ou três quartos, com coberturas de três ou quatro quartos com suíte. As coberturas terão ainda ducha e churrasqueira no segundo piso.
Para conhecer os residenciais da MWN, é só acessar o site da construtora, na seção “empreendimentos”. Se clicar em alguma das opções, você vai encontrar, no final da página, um botão azul que abre um chat diretamente com um dos corretores da empresa, que pode te orientar e ajudar a encontrar o apartamento dos sonhos, por um preço que cabe no seu bolso.