Comprar um imóvel novo é um investimento especial para quem o faz. Muitas vezes, é a aplicação de maior valor que uma pessoa realiza durante a vida e, por isso, envolve muitas expectativas e desejos, ao mesmo tempo que também exige cuidados e ponderações para a garantia de um bom negócio.
No Brasil, a aquisição da casa própria é um empenho muito valorizado. Dados do IBGE demonstram isso: de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), de 2019, a maior parte dos lares no país são próprios e quitados, o que corresponde a 66,4% das moradias.
Assim como a maioria dos brasileiros, você deseja ter o seu próprio imóvel? Com as orientações corretas, é possível evitar frustrações e fazer uma ótima aquisição. Pensando nisso, reunimos dicas essenciais sobre como comprar um imóvel novo com segurança. Aqui, você vai saber quais aspectos avaliar ao escolher a casa dos sonhos, o que verificar antes de comprar um imóvel e a importância da visita de vistoria. Quer ficar por dentro disso tudo? Então confira!
A compra do imóvel é um investimento que envolve muitos aspectos: a rentabilidade, o orçamento disponível, a localização e as necessidades da família, que podem incluir um ambiente para as crianças ou acessibilidade aos idosos. Portanto, avaliar as demandas que devem ser atendidas pela moradia é um dos primeiros cuidados ao planejar a compra de um imóvel novo.
O endereço da casa é algo que pode determinar a rotina dos moradores. Para alguns, o ideal é estar em bairros residenciais. Para outros, o melhor é viver próximo ao comércio e áreas mais movimentadas da cidade. Para quem vive em Juiz de Fora e quer um pouco dos dois mundos, o Granbery é uma ótima opção. Afinal, é um bairro próximo ao centro da cidade que conta com os benefícios de uma área residencial.
Seja qual for a sua preferência, é essencial visitar as redondezas, conhecer alguns estabelecimentos essenciais, como mercados e farmácias, e entender a rotina noturna do local: se há opções de lazer e serviços, como bares e restaurantes, ou se é mais tranquila. Os critérios da localização ideal para um imóvel são variados e, principalmente, particulares. Variam conforme as necessidades de cada comprador.
Outro aspecto importante para comprar um imóvel novo é o espaço interno e externo. Durante a pandemia, muitas pessoas começaram a buscar por um cômodo a mais para o home office e por áreas abertas dentro de casa, como varandas e sacadas. Se você tem um animal de estimação, também é preciso levar em conta as necessidades do seu pet, principalmente se ele passa muito tempo em casa.
Em relação ao ambiente externo, um condomínio clube é uma ótima opção para quem deseja um amplo espaço ao ar livre. Essas moradias contam com piscinas, academias e outras áreas dignas de um clube de diversão. E ainda apresentam a vantagem do custo-benefício, já que é possível economizar com mensalidade de academia, aluguel de salão de festas e outras despesas de lazer.
A aquisição de um apartamento novo envolve algumas etapas mais complexas, como a apresentação e solicitação de inúmeros registros, a comprovação de dados pessoais e a responsabilidade com alguns encargos. Logo, é preciso estar atento aos documentos e taxas necessários para não pecar nesses aspectos mais práticos e cheios de detalhes. Em termos de documentação e taxas, confira o que verificar antes de comprar um imóvel novo:
Para comprar um imóvel novo, são necessários documentos pessoais do comprador e documentos da incorporadora responsável pela venda. Abaixo, trouxemos alguns exemplos desses registros. Além deles, você pode conferir a lista completa de todos os documentos necessários para comprar um imóvel novo.
Ao comprar um imóvel novo, é preciso arcar com alguns custos além do valor da casa, que são decorrentes, por exemplo, de determinações municipais ou do acordo com a instituição financiadora. Portanto, no orçamento para comprar um imóvel novo, é preciso também considerar esses valores. Alguns exemplos são o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Registro do imóvel. Importante saber que esses custos variam entre as cidades e estados brasileiros.
Quando estamos prestes a comprar um imóvel novo, logo queremos conhecê-lo, providenciar os móveis e planejar o uso do espaço. Logo, a visita à nova casa pode parecer algo bem óbvio. No entanto, essa etapa deve ser um pouco técnica. O ideal é que haja uma visita de vistoria, com um profissional de engenharia, por exemplo. Ele poderá verificar se as instalações estão adequadas e o ambiente está pronto para a mudança do comprador.
No caso da compra de um imóvel na planta, também é válido fazer algumas visitas à obra para acompanhar o andamento da construção do imóvel. E, em qualquer caso, o principal cuidado vem antes da fase de visitas: a escolha por uma incorporadora segura, como a MWN. Com uma empresa vendedora confiável e experiente, a etapa conferência será apenas mais um protocolo para certificar que tudo está nos conformes.
O investimento de comprar um imóvel novo envolve muitas etapas, conferências e processos complexos. Mas, quando você conta com uma incorporadora qualificada e que é referência no mercado, como a MWN, todo o processo pode ser mais simples. Afinal, você vai contar com o trabalho de profissionais experientes e altamente capacitados, bem como com todas as orientações necessárias para fechar um excelente negócio.
Quer comprar um imóvel novo? Nós podemos te ajudar a encontrar o lar ideal. Vamos bater um papo? Entre em contato com um especialista.