Família crescendo, troca de emprego, busca por mais segurança…esses são alguns dos fatores que impulsionam uma mudança domiciliar. Depois de muita pesquisa e planejamento, é chegada a tão sonhada hora de conhecer o novo lar! Porém, com a pandemia do Coronavírus, muitos planos foram adiados, entre eles o da mudança, já que o isolamento social foi uma das principais medidas adotadas para conter o avanço da doença.
Entendendo que esse é um momento de maior reclusão, menos deslocamento e mais reflexão, preparamos este texto com dicas para que você se organize desde já, para que sua mudança aconteça logo após a pandemia, com segurança e solidez. Confira nossas dicas:
1 – Organize seu orçamento
O período em casa pode ser uma boa oportunidade para você colocar suas finanças em dia! Principalmente no atual cenário econômico de instabilidade, é fundamental planejar as contas para evitar dívidas e complicações no futuro.
Ao analisar seu orçamento, vale utilizar a regra dos 50-30-20, que determina que 50% da sua renda mensal líquida deve ser direcionada para gastos essenciais (aluguel, alimentação, contas fixas, etc.), 30% para gastos supérfluos e 20% para guardar.
Comece a pesquisar os imóveis que te interessam e veja se a parcela do aluguel ou financiamento se encaixam nos 50% de gastos essenciais que você pode ter no mês. Vale lembrar que nesse cenário de pandemia a caixa anunciou a carência de 6 meses nas prestações de novos contratos habitacionais.
Leia também: MWN facilita a compra do imóvel dos seus sonhos.
2 – Faça pesquisas sem sair de casa
Com as facilidades da internet e redes sociais, é possível saber muito sobre os imóveis: conferir o mapa com a localização, ver fotos e vídeos do local e conversar com o corretor para tirar dúvidas e saber mais sobre as condições de pagamento.
Na MWN, os corretores estão trabalhando de casa, mas com total disposição para atender os clientes por telefone e whatsapp, de forma que você receba todo o suporte online para fazer sua escolha com segurança e praticidade.
3 – Feche o negócio
Após muita pesquisa e planejamento financeiro, é hora de fechar o negócio: reunir a documentação (em casos de compra e aluguel de imóveis), aguardar a análise e assinar o contrato! Toda essa etapa já pode ser antecipada ou pelo menos planejada durante a pandemia, para garantir que o processo de mudança ocorra dentro dos conformes, sem dores de cabeça.
No caso da compra de imóveis, preparamos um checklist com todos os documentos necessários. Baixe já e confira!
4– Comece a organizar a mudança
Depois de definido o seu próximo lar, é hora de começar a se preparar para a mudança, mesmo sem ter ainda uma data definida. O primeiro passo é estipular um prazo, para que seja montado um cronograma de ações de forma que nenhum detalhe fique pra trás. Levando em consideração a situação da pandemia no Brasil, é incerto prever qualquer data de retomada normal às atividades, por isso, achamos mais seguro que você se programe para fazer a mudança no segundo semestre, a partir de julho.
Com uma estimativa de data definida, monte seu cronograma de mudança incluindo as seguintes etapas:
– Faça uma triagem dos objetos que você vai levar pra casa nova e quais você vai doar, reciclar ou descartar;
– Comece a pensar na decoração da casa nova: aplicativos como Pinterest, blogs de decoração e outras ferramentas te ajudam a encontrar referências, testar cores e encontrar o caminho para cada cantinho da sua casa nova;
– Faça uma lista de providências: veja o que já é possível adiantar sobre a mudança, como a transferência de contas, documentação, e listar as instalações que deverão ser feitas após a mudança, como internet, TV à cabo, etc.
Viu como é possível aproveitar o momento para caminhar com a sua mudança? Coloque o tempo a seu favor e deixe tudo organizado para o seu futuro lar! Realize seu sonho com a gente. A MWN está pronta para te atender durante a quarentena com toda praticidade e conforto. Acesse o link e saiba mais!